Quero Me Aposentar: 4 Motivos Para Não Esperar

Após muitos anos de trabalho duro, você finalmente está pensando: quero me aposentar.

Mas surge aquela dúvida que eu ouço todos os dias no meu escritório: devo me aposentar agora ou esperar mais um pouco?

Esta é uma resposta difícil e depende de como é a sua vida hoje, seus planos futuros e do próprio futuro da previdência.

Todo estes anos na área previdenciária me fez perceber que alguns casos é praticamente garantido que a melhor decisão é se aposentar o quanto antes.

É isso que eu quero te mostrar neste post… quando que vale a pena se aposentar agora.

1. Poder se dedicar a seus sonhos

Você tem um plano bem claro e sabe que agora é a hora de realizar seus sonhos?

Bom… se este for seu caso, provavelmente você deva se aposentar o quanto antes e partir pro sonho.

Eu falo isso por alguns motivos.

  1. Seu sonho provavelmente envolve sair da empresa que você trabalha hoje;
  2. Ao sair da empresa atual, provavelmente sua contribuição previdenciária irá diminuir;
  3. Em mais de 90% dos casos, ganhar mais tempo de contribuição não vale a pena o tempo que você vai ficar sem receber a aposentadoria.

Minha dica é, antes de se aposentar de uma vez, confira se você não está perto de preencher os requisitos da Aposentadoria por Tempo de Contribuição por Pontos ou os requisitos da Aposentadoria Especial.

Estas são as maiores exceções pelas quais vale a pena esperar mais um tempinho para se aposentar.

Decidiu se aposentar?

Com o dinheiro da aposentadoria e sem as pressões de um chefe, esse é o momento para se dedicar aos sonhos.

Muitos aposentados aproveitam essa fase da vida para iniciar uma faculdade ou cursos em áreas que sempre tiveram interesse.

A aposentadoria também é a hora em que muitas pessoas buscam passar mais tempo com os netos, mais do que puderam passar com os filhos.

Algo que eu vejo muito também são pessoas se aposentando e indo para uma cidade menor, com custo de vida mais baixo, mas muito mais qualidade de vida.

2. Conseguir tempo livre para se dedicar a outros projetos

Com o valor da aposentadoria, você conquista a segurança para se dedicar àquele sonho que guardou na gaveta porque seu emprego atual o impedia de realizar.

A aposentadoria do INSS é o que faltava para você iniciar a carreira que sempre sonhou, mesmo ganhando menos que no seu emprego atual.

Isso porque a Previdência mais a sua nova renda pode ser o suficiente para manter o seu padrão de vida.

Você pode, também, abrir sua própria empresa sem que os lucros comprometam a aposentadoria ou, simplesmente, aproveitar o tempo livre para descansar e passar mais momentos com a família.

3. Evitar prejuízo por não se aposentar no tempo ou na modalidade correta

Você sabia que a aposentadoria do INSS possui um valor limite?

Não importa quanto for a sua contribuição e quantas contribuições você fizer, sua aposentadoria não superará, em 2022, o valor de R$ 7.087,22 no Regime Geral de Previdência Social.

E como as regras para calcular sua renda de aposentadoria envolvem médias históricas, mesmo quem contribuiu a vida toda pelo teto irá receber cerca de 88% do valor do teto.

Com base nesse limite, é preciso estar ciente que cada mês que você paga para a previdência, além do tempo sem receber sua aposentadoria, pode ser um mês jogado fora.

Isso vale principalmente se você já preencheu os requisitos da Aposentadoria Especial ou Aposentadoria por Pontos.

Já vi clientes que poderiam ter se aposentado há 2 anos pela Aposentadoria por Pontos e escolheram adiar.

Sabe o que eles ganharam? Um prejuízo de quase R$ 100.000,00

Isto porque o valor da aposentadoria deles já estava muito perto do teto, e ter esperado mais 2 anos não alterou em praticamente nada o valor da aposentadoria.

Portanto, o ideal é que, mesmo antes de completar os requisitos para se aposentar, você procure um advogado previdenciário para que ele avalie o seu caso detalhe por detalhe

Assim você irá descobrir quais são suas possibilidades de aposentadoria e qual é o melhor momento para você se aposentar.

Vou resumir aqui as espécies mais comuns de aposentadoria no Brasil:

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Antes da Reforma: após 30 anos de contribuição para mulheres e 35 para os homens.

Vale lembrar que com a Reforma da Previdência, essa espécie de aposentadoria foi extinta. Mas quem cumpriu os requisitos antes dela, possui direito adquirido.

Aposentadoria por Idade

Nessa modalidade (antes da Reforma), mulheres precisam de 60 anos de idade e homens 65 anos para se aposentar. Além de, no mínimo, 180 contribuições (15 anos de tempo de contribuição).

Com a Reforma, aumentou a idade mínima de aposentadoria para a mulher para 62 anos e o tempo de contribuição do homem para 20 anos.

Aposentadoria Especial

Após 15, 20, ou 25 anos trabalhando sob a influência de agentes nocivos à saúde, ou em condições degradantes.

Com a nova lei, será necessário ter uma idade mínima, além do tempo de atividade especial, de 55, 58 ou 60 anos.

Aposentadoria por Pontos

Se aposenta na aposentadoria por tempo de contribuição por Pontos, quando a idade + o tempo de contribuição soma 86 pontos para a mulher e 96 pontos para o homem

A quantidade de pontos necessários vai aumentar um ponto por ano, a partir de 2020, até chegar no limite de 100 pontos para as mulheres e 105 pontos para os Homens.

Se você tem dúvida se você está ou não perto de se aposentar, dê mais uma lida aqui no blog e depois procure um profissional especializado nas regras da previdência para que ele faça os cálculos e avalie em qual momento você pode solicitar a benesse sem perder dinheiro.

4. Livrar-se de alguns impostos

Os aposentados têm a redução ou isenção do IPTU em diversas cidades.

Em Juiz de Fora, por exemplo, os aposentados e pensionistas com renda de até 3 salários mínimos podem solicitar a redução de 50% do imposto.

Eu sei que o desconto é pequeno, mas é uma vantagem a mais para quem solicitar a aposentadoria e que muitas pessoas nem desconfiam.

O ponto aqui é que você tem que levar em consideração as isenções quando está fazendo as contas de como será sua vida depois de aposentado.

Conclusão

Se você está considerando se aposentar, leve em conta 4 coisas:

  1. Vale a pena, financeiramente, adiar a aposentadoria?
  2. Uma aposentadoria vai me ajudar a realizar meus sonhos e planos?
  3. O que minha família pensa disto?
  4. Qual a recomendação do meu advogado de confiança?

São diversas as vantagens da aposentadoria, assim como os motivos para você requerer seu benefício junto ao INSS agora mesmo.

Mas, para que você não corra risco de pegar um benefício menor do que aquele que você tem direito após tantos anos de trabalho, é preciso fazer cálculos.

Além disso, para obter todas as vantagens da aposentadoria, é preciso conhecer bem as regras do INSS e os tipos de benefícios existentes no país.

Se quer saber mais sobre o assunto, leia agora o nosso artigo sobre as 5 principais espécies de aposentadoria do Brasil!

Mas antes de sair correndo pro INSS pedir sua aposentadoria, eu quero que você entenda uma coisa.

As dicas que eu estou te passando são fruto de anos da minha experiência no previdenciário e o único jeito de ter 100% de certeza sobre o seu caso específico, é procurando um advogado previdenciário de confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *